Há muita confusão acerca do tempo de duração da cirurgia de rinoplastia. Isso pode ser explicado por alguns motivos, dentre eles: diversidade de técnicas, habilidade e experiência do cirurgião e, se o paciente já fez alguma cirurgia no nariz anteriormente.
Um dos temas relacionados à rinoplastia mais buscados na internet é o tempo de duração da cirurgia. Em uma rápida busca você pode encontrar uma grande variedade de resultados. Alguns cirurgiões afirmam realizar a cirurgia em 1 hora, já outros em até 6 horas. O que explica tanta diferença? Vou tentar esclarecer isso no texto abaixo:
1- Diversidade de técnicas
Nos últimos anos as técnicas utilizadas na cirurgia de rinoplastia evoluíram muito, buscando sempre resultados mais naturais e que respeitassem a funcionalidade do nariz, ou seja, que mantivessem o paciente respirando bem. O “problema” é que essas técnicas são bem mais complexas do que as anteriores, exigindo muito mais tempo para a sua realização. Portanto, cirurgiões que utilizam as técnicas mais antigas, conseguem realizá-la em um tempo bem menor.
2- Habilidade e experiência do cirurgião
Cirurgiões mais experientes e com um treinamento “específico” em Rinoplastia, conseguem executar as técnicas mais modernas de cirurgia em um tempo menor.
3- Cirurgia primária ou revisional
É muito claro que se o paciente está sendo submetido a sua primeira cirurgia de nariz, ela deverá ter um tempo de duração menor do que aqueles que já foram submetidos a outras cirurgias previamente. Hoje em dia, para uma rinoplastia primária, é considerado um bom tempo cirúrgico uma cirurgia que dure de 3 a 4 horas. Já as cirurgias revisionais podem ter uma duração muito variada, dependendo muito da complexidade do caso e da necessidade da obtenção de enxertos em outras partes do corpo que não o nariz (como costela e orelhas).
Não abro mão de oferecer aos meus pacientes as melhores e mais atualizadas técnicas cirúrgicas. Apesar de sempre começar uma cirurgia sem pressa para terminá-la, me preocupo em otimizar suas etapas para tentar evitar que ela se prolongue demais. Também conto com uma equipe muito qualificada que já está ao meu lado há mais de 10 anos, e isso também faz muita diferença. Cirurgias muito longas podem resultar em algumas complicações indesejadas.
Dr. Marco Tuzino
Marco Tuzino é médico Otorrinolaringologista e Cirurgião Plástico Facial. Sua especialidade é a Rinoplastia, estética e funcional. Especialista responsável pelo Ambulatório de Cirurgia Plástica Facial do serviço de Otorrinolaringologia da PUC Campinas. Atende em Campinas e Indaiatuba. Faz cirurgias em Campinas (Hospitais da PUC Campinas, Vera Cruz), Indaiatuba (Day Hospital) e São Paulo (Hospital Sírio-Libanês). Acesse o site e conheça mais.