Image

Qual a idade ideal para fazer a Rinoplastia?

Um dos grandes questionamentos acerca da Rinoplastia é a idade mínima para a realização da operação. Alguns jovens, ao entrarem no período da adolescência, já começam a analisar seu corpo e perceber certas mudanças que gostariam de realizar. Contudo, não tem certeza se já possuem a idade ideal para passar pelo procedimento. 

É fato que existe uma idade mínima recomendada pelas associações médicas nacionais e internacionais. Porém, também é de entendimento dos profissionais da saúde especializados na área de que cada caso é um caso. 

A seguir, lhe explico em qual faixa etária já é possível realizar a Rinoplastia e quais os principais motivos que influenciam na particularidade de cada paciente e na definição de quando realizar o procedimento estético.

Rinoplastia no momento correto

Em um primeiro momento, é preciso entender que a única pessoa que pode determinar se o seu corpo está pronto para a Rinoplastia é o seu profissional da saúde. É importante realizar consultas com um Otorrinolaringologista de confiança para entender seu caso, de preferência um que tenha especialização em cirurgias plásticas nasais e faciais.

O médico é capaz de identificar o quão desenvolvido seu corpo já está e a urgência de seu caso. Afinal, embora muitos pacientes busquem a cirurgia por questões estéticas, há também aqueles que necessitem da operação por saúde e melhor qualidade de vida.

As associações médicas diferem entre si. Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomenda a operação a partir dos 13 anos. Já a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF) diz que a faixa etária mínima é de 15 anos de idade. 

No entanto, por questões de independência ao entrar na maioridade, sem necessidade da aprovação dos pais ou responsáveis, o mais comum no país é que pessoas entre 19 e 34 anos façam Rinoplastia. De acordo com os dados levantados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), 63,7% das cirurgias acontecem nessa faixa etária. 

O que influencia na recomendação médica?

Os dois principais fatores na decisão final do médico, sobre o paciente estar pronto ou não para a Rinoplastia, são: desenvolvimento do corpo e necessidade. 

O primeiro fator é importante pois o organismo precisa estar em um certo nível de desenvolvimento para que possa passar pela operação. Afinal, caso ela seja realizada antes do tempo preciso, a região nasal pode ser prejudicada devido a alteração externa da cirurgia. 

Portanto, é necessário que a estrutura crânio-maxilo-facial esteja estabilizada. Tal fato ocorre, geralmente, aos 16 anos. Contudo, cada paciente possui um organismo próprio, podendo o desenvolvimento da região variar de caso a caso.

Dessa forma, para cirurgias que não demandem urgência, como as estéticas, é necessário que o paciente espere até que o seu corpo esteja pronto para a operação e não se frustre caso o médico diga que a cirurgia ainda não pode ser realizada.

O segundo fator está relacionado à necessidade, ou em determinados momentos, à urgência, do caso. Traumas decorrentes de acidentes podem levar a operação cirúrgica na região nasal, independente da idade do paciente. Nesse caso, mesmo crianças precisam passar pela cirurgia.

Em outras situações, se faz necessária a Rinoplastia Funcional. Ela é realizada quando o paciente possui alguma dificuldade em sua respiração, devido a um desvio de septo grave, por exemplo. Para a correção de casos mais severos, a rinosseptoplastia pode ser recomendada pelo profissional. 

Em relação a melhora da respiração nasal, pode ser feita também a correção da hipertrofia dos cornetos, em que há obstrução nasal contínua que impede o paciente de respirar da maneira correta.

Por fim, pacientes que estão em busca de uma segunda Rinoplastia também podem passar pela operação. Seja por dificuldade de respiração pós-operatória ou por simplesmente não terem gostado do resultado estético. É importante frisar, porém, que essa nova operação é mais delicada que a primeira, pois a região nasal terá que passar novamente pela cirurgia.

Dr. Marco Tuzino

Marco Tuzino é médico Otorrinolaringologista e Cirurgião Plástico Facial. Sua especialidade é a Rinoplastia, estética e funcional. Especialista responsável pelo Ambulatório de Cirurgia Plástica Facial do serviço de Otorrinolaringologia da PUC Campinas. Atende em Campinas e Indaiatuba. Faz cirurgias em Campinas (Hospitais da PUC Campinas, Vera Cruz), Indaiatuba (Day Hospital) e São Paulo (Hospital Sírio-Libanês).