Image

O pós-operatório da Rinoplastia é muito doloroso?

A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. Suas técnicas estão em constante evolução e sendo aperfeiçoadas para que ele se torne cada vez mais segura e menos invasiva. 

Contudo, há quem tenha o desejo de realizar a cirurgia, mas possua certo receio. Um dos temores que mais impedem alguém de realizar a Rinoplastia é a recuperação pós-operatória. O medo da dor após a cirurgia é um fator que impede certos pacientes de passarem pela operação.

A seguir, eu te explico o que você pode esperar do pós-operatório da Rinoplastia e quais os principais cuidados que devem ser tomados para que a recuperação aconteça da melhor forma.

A Rinoplastia é dolorosa?

Começando pela pergunta principal, a resposta é: NÃO, você não sentirá muita dor! 

É comum que, logo depois da operação, o paciente sinta alguns incômodos na região do nariz, como ardor na região interna e uma sensação de pressão na face. Porém, são dores leves e passageiras, que não se prolongam por muito tempo.

Como o nariz acabou de passar por algumas horas de cirurgia, ele está bem sensível. Dessa maneira, qualquer contato com a região irá causar algum desconforto momentâneo. Então, evite ao máximo os toques nos primeiros dias. 

Para evitar dor no momento de dormir, em que você não possui controle sobre os movimentos involuntários de seu corpo, é recomendado realizá-lo de barriga para cima, sempre com as costas elevadas em 45 graus.

O que pode acontecer durante a recuperação?

No período seguinte à Rinoplastia, é esperado que seu corpo reaja e manifeste alguns sintomas, afinal de contas, ele acabou de passar por uma operação cirúrgica que embora tenha sido feita com cuidado e assertividade, cursou com grande manipulação da região.

Pode acontecer algum sangramento nas primeiras 48 horas após a operação, para isso, uma gaze será posicionada como um “bigode” e esta deverá ser trocada enquanto houver sangramento ativo (geralmente os 2 primeiros dias). Você não deve assoar o nariz nos primeiros 30 dias após a cirurgia. 

Outra reação corporal esperada são os hematomas e inchaços da região nasal  e dos olhos. O inchaço é maior nos 3 primeiros dias, já os hematomas, hoje cada vez menos frequentes, duram em média 14 dias. A utilização constante de compressas de gelo é recomendada para a diminuição do inchaço, especialmente nos 3 primeiros dias. 

Essas reações mais críticas acontecem nas primeiras semanas pós-operatórias. Porém, é importante frisar que a recuperação total dura cerca de 12 meses. Somente após esse período de tempo é que seu nariz chegará ao resultado definitivo da operação. 

Por esse motivo, ainda há certos pontos a serem cuidados ao longo dos meses.

Os principais cuidados pós-operatórios

Em relação à alimentação no início da recuperação, você deve dar preferência a alimentos mais frios e que não exijam movimentos de mastigação muito amplos, nos primeiros dias. Depois de um tempo, alimentos macios podem ser introduzidos, especialmente legumes e proteínas magras. Também é importante manter-se hidratado constantemente. 

Após a primeira semana você pode começar a se alimentar normalmente. Ainda assim, procure comer de maneira saudável, essa prática ajuda muito na recuperação da cirurgia.

Para evitar que as cicatrizes deixem marcas no rosto, assim como os hematomas, é necessário que a exposição ao sol seja a menor possível. Mesmo depois da cirurgia, nos primeiros 2 meses, quanto menos exposição, melhor. Quando for sair, ainda que em dias não ensolarados, é importante lembrar de utilizar filtro solar. Um chapéu será muito bem vindo nas primeiras semanas.

A lavagem das narinas com soro fisiológico é fundamental para manter o nariz limpo, com menos secreção e com uma melhor respiração.

Ainda, o contato com a água deve ser realizado com cautela. No começo, evite água muito quente quando for tomar banho. A lavagem do rosto deve ser evitada e sua higiene realizada com lenços umedecidos.. A água fria é sua melhor amiga na fase inicial, pois ela lhe ajudará com a diminuição do inchaço, especialmente nas primeiras duas semanas.

Dr. Marco Tuzino

Marco Tuzino é médico Otorrinolaringologista e Cirurgião Plástico Facial. Sua especialidade é a Rinoplastia, estética e funcional. Especialista responsável pelo Ambulatório de Cirurgia Plástica Facial do serviço de Otorrinolaringologia da PUC Campinas. Atende em Campinas e Indaiatuba. Faz cirurgias em Campinas (Hospitais da PUC Campinas, Vera Cruz), Indaiatuba (Day Hospital) e São Paulo (Hospital Sírio-Libanês).