marcotuzino_blog01-jun22_rinoplastia

As 8 etapas da Rinoplastia

Nos últimos anos a Rinoplastia se tornou uma das cirurgias estéticas mais realizadas no Brasil e, por isso, a procura por conteúdos relacionados ao tema têm se destacado nas ferramentas de pesquisa do Google. 

O objetivo deste blog é fornecer aos seus leitores informações detalhadas sobre o assunto, para que possamos guiá-los na realização do “sonho da rinoplastia”. Pensando nisso, com o tema de hoje procurei facilitar a sua busca, listando algumas etapas que julgo fundamentais para que você tenha uma jornada bem sucedida. É importante salientar que essa divisão tem cunho informativo e é destinada ao cidadão comum, possível candidato à uma rinoplastia.

A partir do momento que você passou a apresentar insatisfação com o seu nariz do ponto de vista estético ou funcional (obstrução nasal, respiração pela boca ou ruidosa) e começou a pensar na possibilidade de se submeter a uma cirurgia para o seu tratamento, os 8 passos abaixo podem te ajudar, confira:

1- A escolha de um bom cirurgião (Médico!!!)

Procure conversar com pessoas que já passaram pela cirurgia. Busque isso através de seus contratos pessoais ou utilizando as redes sociais. Hoje em dia é muito comum que meus pacientes conversem com futuros candidatos à cirurgia através das redes sociais, por exemplo. 

Selecione os profissionais e então procure avaliar seus currículos. Veja se ele tem treinamento específico na área, no meu caso, depois da residência médica em OTORRINOLARINGOLOGIA feita na PUC Campinas, eu passei mais 3 anos no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, onde concluí o Fellowship em Cirurgia Plástica Facial. 

Por ser uma cirurgia tecnicamente muito complexa do ponto de vista do cirurgião e que apresenta uma evolução rápida e constante, é muito importante que você procure um profissional que se dedique exclusivamente a essa cirurgia. A presença constante em eventos científicos na qualidade de palestrante também demonstra que o profissional está preocupado com sua evolução.

2- A primeira consulta

É muito importante que você se prepare para esse momento. Procure deixar claro para o médico quais são as suas queixas, você pode levar fotos com exemplos de narizes que você gosta, isso pode ajudar o cirurgião a entender os seus anseios, mas é importante que esteja pronto para ouvir que talvez esse tipo de resultado seja incompatível com o seu caso.

Também é interessante que o médico faça uma exposição de fotos com alguns resultados já obtidos por ele. Nesse caso é importante que sejam resultados de longo prazo, com no mínimo 6 meses de pós operatório. Fotos de pós operatório recente muitas vezes não revelam o real resultado da cirurgia. 

O paciente ainda pode se beneficiar bastante com a realização de uma simulação do seu resultado pós operatório com o auxílio de alguns softwares. O objetivo da simulação é tentar mostrar ao paciente o resultado que o cirurgião gostaria de entregar, e não pode ser confundida com uma promessa de resultado. 

Ao final da consulta é fundamental que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas (por vezes são necessárias mais do que uma consulta para isso) e sinta muita confiança no cirurgião. Procure não deixar que fatores financeiros se sobreponham a isso, por mais que o seu sonho tenha que esperar um pouco mais para ser realizado.

3- Agendamento da Cirurgia

Procure escolher bem a data da sua cirurgia. É importante que nos primeiros dias, especialmente os 3 primeiros, você possa contar com a ajuda de alguém. Separe ao menos uma semana para a sua recuperação, mas isso pode variar, um pouco menos para quem está de “home office” e um pouco mais de tempo para quem trabalha exposto ao sol, ou tenha um trabalho que exija esforço físico. Aqui na nossa clínica nós temos uma profissional que irá te auxiliar com isso.

4- Realização de exames e avaliações pré operatórias

Alguns exames e avaliações com outros especialistas devem ser realizados antes da cirurgia para que tenhamos mais segurança durante o seu procedimento. Isso pode variar um pouco para cada profissional, vou mostrar aqui a nossa rotina:

  • Tomografia de nariz e seios da face: ajuda o cirurgião a planejar melhor o seu procedimento, especialmente a parte funcional. Por exemplo, com ela é possível identificar outras deformidades internas do nariz, como hipertrofia de cornetos, pólipos, sinusites… 
  • Exames laboratoriais (hemograma, coagulograma, função renal, glicemia): esses são alguns exames básicos que procuram rastrear doenças que podem comprometer seu procedimento.
  • Avaliação com Cardiologista: o paciente vai passar por uma consulta com um cardiologista que vai avaliar sua saúde e rastrear doenças cardiovasculares.
  • Avaliação Pré Anestésica: essa é a consulta com a nossa equipe de anestesia. Para os pacientes que não possuem qualquer doença, essa consulta poderá ser virtual. Nela você poderá tirar todas as suas dúvidas relacionadas à anestesia. Caso você possua alguma doença, uma avaliação com o médico especialista que te acompanha poderá ser solicitada.

5- Retorno com Exames

Nesta data vou checar todos os exames e avaliações que solicitei na consulta anterior. Ainda vou tirar as fotografias pré operatórias que irão servir como controle do seu resultado no seu pós operatório. Neste dia é importante tirar as últimas dúvidas que possa ter, a ideia é que você vá para a cirurgia o mais tranquila possível.

6- O dia da Cirurgia

Esse é o seu dia! É fundamental que você siga todas as orientações para que tudo transcorra da melhor maneira possível. Fique atento ao horário da internação no hospital, às recomendações dadas pelo anestesista (como o jejum) e ainda à outros detalhes como roupas e utensílios de higiene pessoal. Nossos pacientes receberão um e-mail com todas essas recomendações alguns dias antes da cirurgia. Não esqueça de trazer um sorriso e muitos pensamentos positivos!!!

7- Alta Hospitalar

É hora de ir embora pra casa. A maioria dos pacientes recebe alta no mesmo dia da cirurgia, desde que esta seja realizada no período da manhã. Alguns critérios devem ser respeitados para que o paciente possa deixar o Hospital, são eles: ausência de sangramento e dor, paciente deve estar bem lúcido, ter apresentado diurese (feito xixi), conseguir andar e ainda ter aceitado bem a alimentação oferecida. Nossos pacientes ainda recebem um reforço nas recomendações, meu telefone pessoal para contato e sua receita de medicamentos. É importante que o paciente deixe o hospital muito bem informado.

8- Os Retornos

A rotina de retornos pode variar bastante de acordo com cada profissional. Os nossos pacientes têm o seu primeiro retorno ao consultório 7 dias após a cirurgia. Nessa consulta eu removerei os curativos externos (micropore e tala nasal), internos (splint) e também as suturas. Esse é o momento em que você fará o primeiro contato com o seu novo nariz sem curativos e lembre-se, ele vai estar inchado, mas mesmo assim já vai ser possível ver as mudanças, ainda neste dia, na maioria dos pacientes eu realizarei um novo curativo, só que desta vez somente com micropore. 

Os próximos retornos serão com 2 semanas, 1 mês, 3 meses e 1 ano após a cirurgia, mas isso pode variar de acordo com a necessidade e disponibilidade dos pacientes. Alguns pacientes receberam indicação de drenagem facial a ser realizada com profissional competente.

Nos primeiros 3 meses o inchaço do nariz oscila muito, de acordo principalmente com o clima e as atividades diárias de cada paciente. Após esse período ele vai desinchando lenta e progressivamente, até estar pronto com um ano.

Dr. Marco Tuzino

Marco Tuzino é médico Otorrinolaringologista e Cirurgião Plástico Facial. Sua especialidade é a Rinoplastia, estética e funcional. Especialista responsável pelo Ambulatório de Cirurgia Plástica Facial do serviço de Otorrinolaringologia da PUC Campinas. Atende em Campinas e Indaiatuba. Faz cirurgias em Campinas (Hospitais da PUC Campinas, Vera Cruz), Indaiatuba (Day Hospital) e São Paulo (Hospital Sírio-Libanês). Acesse o site e conheça mais.