Uma das maiores preocupações dos pacientes que estão pensando em fazer uma rinoplastia é o seu preço. Apesar de ser uma questão de enorme relevância, não deveria ser a principal na hora da escolha do seu cirurgião. Diversos itens se somam na hora de montar um orçamento, entre eles podemos listar o valor do hospital, do anestesista e da equipe cirúrgica (cirurgião principal, auxiliar e instrumentadora).
Gastos hospitalares com a Rinoplastia
É recomendado que a rinoplastia seja feita em um hospital, e esse também é um custo que deve ser levado em consideração pelo paciente, esse valor varia bastante de acordo com o hospital escolhido, no geral, o preço do hospital para a realização da rinoplastia gira em torno de R$2.000 e R$5.000 .
Hospitais mais famosos, geralmente localizados em grandes centros urbanos, acabam cobrando bem mais caro pelas suas salas cirúrgicas. Geralmente, cada cirurgião tem um hospital de sua preferência, aquele onde ele acaba concentrando os seus materiais, tem melhor entrosamento com a equipe de enfermagem e conhece sua rotina de funcionamento.
É fundamental que esse hospital tenha uma boa infra-estrutura, conte com bons equipamentos e tenha uma equipe de enfermagem capacitada. Quando o cirurgião tem um grande volume de cirurgias ele consegue treinar essa equipe hospitalar de maneira que o cuidado pós operatório dos pacientes seja o melhor possível, além disso ele acaba negociando com o hospital melhores preços e isso pode fazer uma grande diferença para o paciente.
A complexidade da cirurgia também influencia no preço do hospital já que, quanto mais difícil o caso, mais tempo o procedimento tende a demorar. Uma rinoplastia primária dura de 3 a 4 horas e as revisionais podem durar até 8 horas.
Por que o preço dos cirurgiões varia tanto?
A parte de maior valor da rinoplastia, sem dúvida, é o valor pago ao cirurgião e sua equipe e esse também é o valor que mais oscila. A cirurgia de nariz é muito complexa, com técnicas que mudam rapidamente, exigindo do cirurgião uma atualização constante.
Hoje em dia existem cirurgiões, como eu, que além de possuir uma formação bem específica, se dedicam exclusivamente à rinoplastia, conseguindo assim alcançar melhores resultados. Portanto, a experiência do cirurgião é fator determinante no valor da cirurgia. Outro ponto relevante é o local, o preço costuma ser maior nas grandes cidades do país.
Refazer a Rinoplastia aumenta o valor?
É sempre muito importante escolher um bom profissional para realizar o procedimento. Pagar mais barato pela rinoplastia pode significar ter que refazê-la e com isso, os custos sobem bastante.
Cirurgias no nariz feitas pela segunda ou terceira vez costumam ser muito mais complexas, sobretudo por conta da possível necessidade de uso de cartilagem de outra parte do corpo que não o nariz, como costela e orelhas. No geral, o valor aumenta cerca de 30%.
Convênio médico e rinoplastia
Apesar da parte estética da rinoplastia não ser coberta pelos convênios médicos (a não ser em situações pós-traumáticas), ela pode ser feita junto com outras cirurgias do nariz, como a correção do desvio de septo. Nesses casos, parte dos custos podem ser abatidos.
Portanto, é preciso estar atento ao fato de que não é possível ter um valor exato do procedimento antes de ter o seu caso bem avaliado em uma consulta. Só assim o cirurgião pode montar um orçamento preciso para o seu caso.
Dr. Marco Tuzino
Marco Tuzino é médico Otorrinolaringologista e Cirurgião Plástico Facial. Sua especialidade é a Rinoplastia, estética e funcional. Especialista responsável pelo Ambulatório de Cirurgia Plástica Facial do serviço de Otorrinolaringologia da PUC Campinas. Atende em Campinas e Indaiatuba. Faz cirurgias em Campinas (Hospitais da PUC Campinas, Vera Cruz), Indaiatuba (Day Hospital) e São Paulo (Hospital Sírio-Libanês). Acesse o site e conheça mais.